SICGESP/UnB
Sistema de Informação de Gestão de Custos Aplicados ao Setor Público

Mesa de trabalho

Você sabe quanto custa um atendimento em uma unidade básica de saúde em seu município?

E o custo de se manter um aluno frequentando a rede municipal de ensino por mês?

Qual o gasto mensal de cada secretaria dentro da estrutura do governo? 

reunião de negócios

As respostas para as perguntas feitas acima são difíceis de serem dadas, sobretudo pela falta de profissionais e ferramentas que sintetizem as informações de forma conjunta e ordenada.

Analisando Gráficos

O SICGESP é uma ferramenta desenvolvida na perspectiva da governança que permite ao gestor público a gestão integrada e compartilhada dos gastos municipais, tendo a funcionalidade de realocação de recursos bem como a tomada de outras decisões públicas referentes aos gastos. A ferramenta se configura também como um importante instrumento de planejamento estratégico no momento de elaborar metas e acompanhar desempenho.

O objetivo principal da ferramenta é medir a eficiência dos gastos públicos, de modo que a otimização do uso de recursos seja mensurada de forma geral – custo geral das repartições do governo – bem como os gastos setoriais – como é o caso daqueles direcionados às secretarias e demais subsetores da administração pública municipal.

Desse modo, podemos gerar o indicador que mensure o nível de serviço proporcionado à sociedade nos diferentes programas e projetos desenvolvidos pela gestão local.

Analisando Gráficos

Gestão e governança, conforme concebidos pelo SICGESP/RECASP, envolvem a mudança da forma como as informações de custos são disponibilizadas, isto é, de uma contabilidade orçamentária para uma contabilidade gerencial, onde as informações não são mais disponibilizadas a partir de fontes de recursos mas por local onde os custos são realizados e pelo tipo de custos a que se referem.

 

Esse novo modo de apresentar as informações permite a o gestor localizar, medir e comparar os custos realizados nas estruturas do ente público.

CONHEÇA MAIS

 O IBAGE é licenciado pela UnB para transferência do Know - how e prospecção do SICGESP/RECASP

Quer saber mais informações  ? 

Contate-nos